terça-feira, 25 de janeiro de 2011

HIPERTROFIA



Homens e mulheres (na maioria) têm objetivos distintos quando começam a fazer musculação. A maioria dos homens quer aumentar a massa muscular e definir os abdominais, os braços, as costas e conseguir pernas com maior volume. Já a maior parte das mulheres assusta-se com a idéia de aumentar os músculos, procurando apenas "endurecer" o que está flácido ou manter o que está bom.

     Mas o número de mulheres que procura um trabalho de hipertrofia (Aumento de massa musc.) tem vindo a crescer atualmente. Os benefícios em aumentar a massa muscular são os mais diversos:

- Melhora a postura.
- Previne problemas de coluna.
- Melhora a autoconfiança.
- Aumenta a força para as atividades diárias.
- Aumenta a proteção das articulações e dos ossos.
- Ajuda no processo de queima de gordura, acelerando o metabolismo basal (reserva de energia), fazendo com que se queimem mais calorias.
- Evita várias doenças, entre elas a Osteoporose, a Artrose e a Diabetes.
- Torna o coração mais saudável, principalmente para esforços intensos.
- A musculação rejuvenesce e mantém a pessoa jovem, diminuindo a perda de massa muscular, para além dos ganhos de força.
- Melhora o desempenho desportivo.

    
Tanto o aumento de massa muscular, tanto a diminuição da gordura corporal, varia de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de forma diferente à atividade física e a dietas alimentares. Uns conseguem resultados mais rápidos. Outros demoram mais tempo, levando em conta a atividade, freqüência e intensidade da atividade física, dieta alimentar, genética, questões hormonais etc. Insista e tenha muita disciplina que os resultados mais cedo ou mais tarde aparecerão.

    Para que haja um aumento da massa muscular, o processo mais significativo é a hipertrofia (crescimento de uma célula ou órgão devido ao aumento do tamanho dos componentes da célula). É através dessa hipertrofia que o músculo aumenta de tamanho, após o treino de musculação. Nestes treinos, há uma sobrecarga tensional nos músculos.
    Esta tensão faz com que o músculo se contraia contra a resistência oferecida, alterando a permeabilidade da membrana celular aos iões de cálcio que migram para dentro da fibra muscular. O aumento da concentração de cálcio ativa enzimas que destroem as mio fibrilas. Estas são filamentos protéicos que compõem a maior parte da estrutura muscular.

     Portanto, durante os exercícios ocorre a destruição das mio fibrilas, mas no descanso (muito importante para o aumento da massa muscular e para evitar a fadiga muscular) as mio fibrilas são refeitas por síntese protéica, numa proporção maior do que a destruição das mesmas, ocorrendo assim, o aumento do volume muscular.

       A síntese de proteínas após o exercício é estimulada pelas hormonais anabólicas do nosso organismo, que são:

- G.H. (hormônio do crescimento): formada por aminoácidos e estimulas durante exercícios intensos e durante o sono.
- Testosterona (hormônio sexual masculino): sintetizada a partir do colesterol e estimulado pelo treino intenso.
- Insulina (hormônio que atua na absorção de glicose pelas células): formada por aminoácidos e estimulada através da ingestão de hidratos de carbono.

   Recomendo para o Aumento de massa muscular:

- Treinos de musculação, bem orientados, de acordo com as suas necessidades físicas.
- Respeite o tempo de descanso.
- Duração dos exercícios de, no máximo, 1 hora.
- O sono noturno deverá ser suficiente para recuperar as energias e para o próprio aumento muscular.
- A dieta deverá ser equilibrada, pois a alimentação faz toda a diferença na altura de conseguir resultados com um trabalho de musculação.

Leve a sério a musculação, pois sem dúvida, pode trazer muitos benefícios e se deseja realmente aumentar a massa muscular, tenha disciplina, siga as dicas acima e supere os seus próprios limites.

REDUÇÃO DE MASSA GORDA


Sabia que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz.

Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácida e fraca? Ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

     Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso corporal (na balança). Estudos asseguram e a prática comprova, que a musculação acelera o metabolismo basal, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde se usa o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado glicogénese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante um treino.
    
     Com o metabolismo acelerado, a pessoa continua a queimar gordura por muito mais tempo depois da atividade física. Após o exercício aeróbio (cardiovascular) o nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no período pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.
    
     A musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa gorda. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico. Por exemplo: 1 kg a mais de músculos (que não é assim tão fácil de obter) consome 15 kcal extras por dia.


     A longo prazo (mais ou menos 10 meses) se o indivíduo conseguir ganhar 2 kg de músculos poderá perder 8400 calorias. Poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é importante e ajuda na conquista de resultados mais rápidos.

     A musculação é um forte complemento dos treinos aeróbios, para quem quer reduzir a massa gorda e tonificar os músculos.

     Sintetizando, se deseja reduzir gordura corporal e obter um corpo definido, os seus treinos deverão ter em conta não só o trabalho cardiovascular, mas também treinos de musculação bem orientados e uma dieta alimentar equilibrada.

PERSONAL TRAINER


Definição
Personal Trainer é uma palavra de origem inglesa, onde a palavra Personal significa individual, particular e a palavra Trainer significa treinador, então, o termo mais próximo em português seria Treinador Particular ou Treinador Individual.

O termo Personal Training, onde training significa treinamento, aprendizado, portanto temos Treinamento Particular ou Treinamento Individual.

Existem outros termos, que são utilizados para definir este profissional como: Vip Trainer, Professor Particular, Preparador Físico, Treinador Particular, Treinador Pessoal, Consultor Físico, Consultor de Fitness, entre outros.


Função
Prescreve e acompanha a execução de exercícios físicos, elabora programas de atividades físicas, direcionadas às condições físicas do cliente e às suas expectativas de uma forma individualizada e objetiva.

Diferenciais
a) O atendimento e acompanhamento individualizado.
b) Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios.
c) Possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios.
d) Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas.
e) Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do
Cliente.
f) Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.
g) Maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.

Atuação
Academias, onde o cliente se matricula, paga a mensalidade, mas tem a orientação e supervisão do Personal. Locais públicos (parques, clubes, ruas de lazer, praças e praias), Estúdios, centros ou clínicas de treinamento personalizado concebida como uma pequena academia de atendimento diferenciado, hotéis, flats, condomínios, centros de estética, clínicas, "SPA", centros de saúde e hospitais.

Importante
Para atuar como Personal Trainer é preciso ser um profissional de nível superior, graduado em Educação Física, que possui o conhecimento científico ligado ao desempenho e à performance humana. No aspecto legal de atuação, o profissional deve ter o registro junto ao Conselho Regional de E
ducação Física.